top of page

Consultoria

Realizamos acompanhamento de Projetos de Qualidade, ações de melhoria para o Sistema de Gestão da Qualidade, padronização e otimização de Processos Produtivos, transferência tecnológica, Revisão Periódica de Produtos, Análise de risco, Tratamento de desvios e não conformidades, Controle de Alterações, Validação de Processo, Limpeza, Qualificação e Calibração de Equipamentos, Certificação de Áreas, Sistemas Computadorizados, Auditoria interna, Documentação Técnica, Sistema de Água PW e WFI, GAMP e WHO.

Implantação, Auditorias, Diagnóstico, Manutenção e Acompanhamento de Certificação nas normas:

  • ISO 9001:2015 – Sistemas de Gestão da Qualidade

  • ISO 14001:2015 – Sistemas de Gestão de Meio Ambiente

  • ISO/IEC 17025:2017 – Requisitos Gerais para Competência de Lab. De Ensaio e Calibração

  • OHSAS 18001 / ISO 45001:2018 - Serviços de Avaliação de Segurança e Saúde Ocupacional

  • ISO 22000 - Sistemas de Gestão de Segurança de Alimentos

  • FSSC 22000 - Food Safety System Certification

  • BRC - British Retail Consortium (BRC) para certificação da segurança de alimentos reconhecida

  • pela Global Food Safety Initiative (GFSI)

  • GMP+ B2 - Production of Feed Ingredients and the assessment of the product(s) in accordance with the applicable norms in appendices GMP+

  • GMP + B3 - Trade, collection and storage & transhipment.

​Monitoramento, montagem e treinamentos:

  • Métodos instrumentais de análises de matérias primas, produtos intermediários, produto acabado nas diversas áreas de atuação (alimentos, farmacêutica, automotiva, cosmética) em análises complexas como HPLC, UPLC, CG, IPC, Karl Fisher, Tituladores Automáticos, Granulometria, Tamanho de Partículas, Análises Elementares, dentre outros.

Implantação, Auditorias, Diagnóstico, Manutenção e Consultoria de Implementação em SAP e outros Sistemas de ERP:

​​

  • MM – Materials Management

  • QM – Quality Management

  • PM – Production Management

  • SRM – Supplier Relationship Management

  • MAGLEV SYSTEM

  • AGILE SYSTEM – Specification product raw material, WIP e finished product

  • ARK SYSTEM – Global Supplier System to Qualifier

Implantação, Programação, Acompanhamento e Controle de Produção e Cadeia Logísticas nas áreas:

  • Planejamento e controle de produção – PCP

  • Planejamento e Controle de Insumos – PCI

  • Planejamento e Controle de Co-Packers

  • CEP – Controle Estatístico de Processo

  • Planejamento Fabril e controle e planejamento de OEE e Eficiência

Auditoria

Auditoria é uma minuciosa busca em um determinado processo feita de forma amostral para comprovar o cumprimento dos itens determinados pela norma, legislação ou outro escopo determinado. Existem 3 tipos de auditoria. Entenda quais são e quem pode e deve realiza-los.

 

Auditoria Interna – muitas vezes chamada de auditoria de primeira parte;

 

Auditoria no cliente/fornecedor – algumas vezes chamada de auditoria de segunda parte;

 

Auditoria de terceira parte – para fins de certificação para propósitos legais, regulamentares e similares.

 

Auditoria Interna – Auditoria de Primeira Parte:

 

    A própria organização realiza a auditoria, através dos seus empregados desde que estejam devidamente treinados e/ou outra organização (em nome da empresa) para realizar a análise crítica da direção e outros escopos internos.

    Usualmente, as auditorias internas são PPR – Programas de Pré-Requisitos em diversas normas e legislações para a certificação do escopo escolhido pela organização. Essa auditoria tem o objetivo de avaliar a conformidade dos processos internos corporativos sob jugo de uma norma ou legislação. Em pequenas empresas, a independência do auditor pode ser demonstrada por meio da isenção de responsabilidade sobre atividade que está sendo auditada, ou isenção de conflito de interesse por parte do auditor.

    É imprescindível que e equipe auditora tenha um papel ausente de conflitos de interesse para que o sistema não esteja comprometido, fazendo com que os empregados de um setor não possam auditar o próprio setor.

    Os relatórios das auditorias internas são avaliados pelos auditores de certificações (quando a certificação é uma escolha da corporação), analisarão os programas de auditorias, a preparação e planejamento, os resultados e declarações das constatações das auditorias internas.

Auditoria no Cliente / Fornecedor – Auditoria de Segunda Parte:

    É realizada por partes que têm um interesse na organização, como clientes, ou por outras pessoas em seu nome representadas.

    As auditorias externas e/ou de segunda parte são parte integrante de um Sistema de Gestão, e objetivam a verificação do cumprimento de requisitos, com objetivo de garantir a segurança e qualidade do processo/escopo determinado.

    É necessário também que os auditores mantenham sua confidencialidade e imparcialidade para examinar o desempenho dos auditados com relação aos requisitos.

Auditoria de Certificação / Autorização – Auditoria de Terceira Parte:

 

  É realizada por Organismos de Certificação Credenciados independentes e/ou órgãos fiscalizadores em todos os níveis de esferas judicial, que serão contratados pela corporação e/ou parte governamental que deseja obter a certificação em uma norma específica e/ou legislação.

    No Brasil, existem 2 níveis hierárquicos que gerem essas demandas. As empresas de consultoria / certificação - nível 2: estas funcionam de maneira totalmente independente, ou seja, a empresa que presta consultoria NÃO PODE ser o mesmo organismo certificador e o organismo certificador NÃO PODE oferecer serviços de consultoria. As empresas de certificação são contratadas unicamente para REALIZAR A AUDITORIA DE CERTIFICAÇÃO / AUTORIZAÇÃO, responsável pela verificação das conformidades dos itens baseados no escopo de auditoria. E as empresas de consultoria são contratadas unicamente para REALIZAR TREINAMENTOS E AUXÍLIO nos processos de criação, manutenção, implantação e implementação do escopo desejado.

 

    Existe também no Brasil o INMETRO – nível 1, que é o organismo responsável por AUTORIZAR E AUDITAR as empresas de CERTIFICAÇÃO. Esse processo autoriza a empresa certificadora a auditar outras empresas para comprovação do escopo desejado.

 

    É importante saber que apesar das empresas terem contato umas com as outras, principalmente as de consultoria para contato com os organismos certificadores, NÃO é permitido que as empresas obriguem o cliente a contratar determinados serviços. Isso deixa de ser imparcial e confidencial e quebra uma série de protocolos relacionados à confiabilidade dos serviços envolvidos.

 

    Uma auditoria de certificação envolve várias atividades diferentes, geralmente realizadas em uma auditoria inicial de dois estágios, auditorias de acompanhamento nos dois primeiros anos, e auditorias de re-certificação.

 

    A manutenção do Sistema de Gestão é o que garante que todos os processos estejam de acordo com os requisitos legais e regulamentares. É um processo de melhoria contínua, fazendo com que a organização mantenha o plano (PDCA) rodando.

 

    É importante lembrar que a obtenção de certificação em normas, como ISO 9001, ISO 17025, FSSC 22000 e outras, é uma opção da organização, ou seja, a empresa é quem decide fazer!

bottom of page