Sistema de Compliance (Diretrizes) ISO 19600/ISO 37001.
- Carlos Rayan Lopes Silva
- 1 de jul. de 2019
- 3 min de leitura

A corrupção é um dos maiores males que assola a sociedade, embora mais comumente seja relacionada à política nos dias de hoje, a corrupção pode ocorrer em todos os níveis da sociedade inclusive nas organizações privadas, e o Compliance nas empresas configura-se como o mais importante vetor no mundo corporativo para o combate desse mal. Assim, as organizações estão implementando mecanismos que visam prevenir ilicitudes e, se mesmo assim ocorrerem, terão com esses mecanismos, formas para detectar e resolver rapidamente a questão.
ISO 19600 - Sistema de Compliance (Diretrizes)
ABNT NBR ISO 19600
A NBR ISO 19600 reflete as boas práticas internacionais e pode ser usada em quaisquer jurisdições. É aplicável às pequenas, médias e grandes organizações em todos os setores, incluindo os setores público, privado e sem fins lucrativos. Para as melhores práticas de Compliance de uma organização que variam de acordo com fatores como o tamanho da organização, as localizações e setores nos quais a organização opera, a natureza, escala e complexidade das atividades da organização para a determinação dos riscos.
Portanto, a norma de Compliance especifica a implementação pela organização de políticas, procedimentos e controles que sejam razoáveis e proporcionais, de acordo com todos os possíveis riscos de Compliance que a organização poderá enfrentar.
POR QUE ELA É RELEVANTE?
esperado que uma organização bem gerenciada tenha uma política de compliance apoiada por sistemas de gestão apropriados, para auxiliá-la no cumprimento das suas obrigações legais e no comprometimento com a integridade.
A norma NBR ISO 19600 atende a todas as obrigações de compliance da organização (definidas como requisitos que ela tem de cumprir, ou que decide cumprir).
Vale ressaltar também que uma política antissuborno é um componente de uma política global de Compliance. A política Compliance e o sistema de gestão de apoio ajudam uma organização a evitar ou mitigar os custos, riscos e danos de envolvimento com suborno, promover a confiança nos negócios e melhorar a sua reputação.
Suborno é um fenômeno generalizado. Ele causa sérias preocupações sociais, morais, econômicas e políticas, debilita a boa governança, dificulta o desenvolvimento e distorce a competição. Corrói a justiça, mina os direitos humanos e é um obstáculo para o alívio da pobreza. O suborno também aumenta o custo de fazer negócios, introduz incertezas nas transações comerciais, eleva o custo dos bens e serviços, diminui a qualidade dos produtos e serviços, o que pode levar à perda de vidas e propriedades, destrói a confiança nas instituições e interfere na operação justa e eficiente dos mercados.
ISO 37001 - Antissuborno
ABNT NBR ISO 37001:2017
A NBR ISO 37001 reflete as bo
as práticas internacionais e pode ser usada em quaisquer jurisdições. É aplicável às pequenas, médias e grandes organizações em todos os setores, incluindo os setores público, privado e sem fins lucrativos. Os riscos de suborno que uma organização enfrenta variam de acordo com fatores como o tamanho da organização, as localizações e setores nos quais a organização opera, a natureza, escala e complexidade das atividades da organização.
Portanto, a norma especifica a implementação pela organização de políticas, procedimentos e controles que sejam razoáveis e proporcionais, de acordo com os riscos de suborno que a organização enfrenta.
POR QUE ELA É RELEVANTE?
É esperado que uma organização bem gerenciada tenha uma política de compliance apoiada por sistemas de gestão apropriados, para auxiliá-la no cumprimento das suas obrigações legais e no comprometimento com a integridade. Uma política antissuborno é um componente de uma política global de compliance. A política antissuborno e o sistema de gestão de apoio ajudam uma organização a evitar ou mitigar os custos, riscos e danos de envolvimento com suborno, promover a confiança nos negócios e melhorar a sua reputação.
Comments